Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como discutir

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Morzan 

em Seg Jan 12, 2015 5:18 pm

avatar

Membro Comum
Membro Comum
Acho que antes de entrar em qualquer discussão deve-se entender o que é discussão.

definição discutir:  Apresentar questões acerca de alguma coisa; analisar apresentando questionamentos; examinar: discutiam o novo projeto de lei.
Colocar em questão; questionar ou contestar. *ou seja, se você DISCUTE com alguém algum tema, você esta trocando ideias. Discutir não é brigar*

A máxima de um debate é "tudo é discutível". Independentemente de qualquer fator.
O limite de uma discussão deve ficar dentro "das ideias", nunca ultrapassando para a pessoa. Exemplo: Falar que a ideia dele é ignorante é valido, falar que a pessoa é burra porque ela acha que a ideia dela é certa, é errado.
Falar que o argumento dela é menos valido porque ela é negra é errado, mas falar que o argumento dela é errado porque o argumento dela é idiota, banal, falacioso, é valido.

Saber o que são ideias: Religião é um pacote de ideias, Politica idem, esportes são formados por ideias, qualquer coisa que seja formado por algum tipo de "ideia" é valido a ser discutido.

Em debate não existe respeito "a alguma ideia". Eu criei esse tópico só por este ponto. Em debates não existe respeito a ideias.
Unica coisa que devemos respeitar é a liberdade do próximo se expressar, independentemente da contrariedade de seus argumentos em função dos seus.

Talvez pra um melhor entendimento, vou parafrasear algo mais bem escrito:

Mário Cesar escreveu:Antes de mais nada, vamos analisar o que seja um debate. Segundo o dicionário Michaelis, temos:
debate
de.ba.te
sm (de debater) 1 Contenda por meio de palavras ou argumentos; discussão; contestação. 2 Briga por meio de argumentos; controvérsia, altercação. 3 Discussão, argumentação e resolução formais de uma moção diante de uma assembléia legislativa ou outro corpo deliberativo público, de acordo com as regras do procedimento parlamentar ou regulamentar. 4 Dir Discussão oral ou escrita entre as partes contendoras, num juízo ou tribunal, perante o qual sustentam, por seus patronos, as suas razões, pró e contra os fundamentos da espécie ou fato submetido a decisão. 5 Poema dialogado medieval. Sin: debatimento.
Excluindo-se os pontos 3 (por só se aplicar à política), 4 (por só se aplicar ao sistema jurídico) e 5 (por sequer estarmos mais no período medieval), o que temos? Temos uma situação onde há não apenas troca de ideias, mas também a argumentação, contestação de ideias opostas, refutação, etc. Assim sendo, não há como se “respeitar” ideias num debate, pois, caso contrário, não existira um debate, mas sim uma imensa lista de ideias, que cada um vai colocando. Sem contestação, refutação, argumentação… Enfim, sem um debate em si.
E isto de forma alguma deve ser considerado como uma forma de “censura” ou de “penalização de discurso”, pois todos podem falar à vontade. Mais que falar, todos podem discordar à vontade. Que é justamente o que diz uma citação normalmente atribuída a Voltaire, mas que em verdade é de Evelyn Beatrice Hall:
“Eu não concordo com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las.”
– Evelyn Beatrice Hall

Argumentos falaciosos -
Wikipedia escreveu:O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro . Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - use isso para ver quais os tipos de falacia que existem, e tente evitar usa-los em uma discussão.

Bom, em suma é isso.
PS: Eu postei isso porque eu sei que discutir é legal, e é importante. Mas se não souber discutir fica complicado. Achar que algum argumento é "ofensivo" ou que faltou "respeito" em uma discussão deixa qualquer "interlocutor" de mãos atadas.

VLW amogos.

#2Steeph 

em Ter Jan 13, 2015 10:43 am

avatar

Administradora
Administradora
Fixo.

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum