Kromus Design
Olá!
Seja bem vindo ao Kromus. Nosso fórum é focado em design gráfico e web, porém, compartilhamos de todo tipo de arte, sem limites entre a arte tradicional e a digital. Esperamos que goste do fórum e faça parte de nossa família! :)
Kromus Design

Um lar para os designers!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[INFORMAÇÕES] Sobre a utilização de renders e stocks

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Steeph 

em Sex Dez 12, 2014 9:19 am

avatar

Administradora
Administradora
Sobre Renders, Stocks, sites e etc.
Sobre os recursos pegos de sites e entre outras informações importantes para evitar o RIP.



:: Sobre

Estava conversando com as pessoas de um grupo sobre manipulação de imagens, e lá postaram um aviso falando sobre isso. Anda acontecendo muito por lá, postagens com créditos as pessoas erradas e pegando recursos de sites irregulares, podendo assim correr risco de ser denunciado.

Muitos aqui pegam stocks e renders por aí, porém, muitas delas são pertencentes a membros do deviant, e algumas vezes, nem são recursos (o que pode tornar seu trabalho um RIP).

Então, fique atento a algumas informações aí embaixo, que a galera foi passando pelos grupos no deviant. São informações importantes e são coisas que já vi muitos e muitos fazendo.


:: Informações sobre uso de stocks/renders (GERAL)

  • Procurar imagens no Google: Não é correto. É necessário que peça autorização ao autor da imagem antes de utilizá-la, e se for postar no Deviant, sempre coloque créditos ao autor de alguma forma.

  • Procurar renders: Também não é correto. Você poderá procurar as renders e utilizá-las, porém, é necessário que você encontre a imagem original (o http://www.tineye.com/ ajuda muito nessas horas!) e dê os créditos ao autor. Mas, isso apenas se for uma imagem permitida para uso (por isso, não recomendo que pegue renders por aí). Resumindo, créditos para quem "renderizou" e para o autor da stock.

  • Pack de renders: Não sei se é correto utilizar, acho que não terá problemas, desde que siga os mesmo passos do que citei sobre renders acima. Resumindo, créditos para quem "renderizou" e para o autor da stock.

  • Tratamentos: Não recomendo que faça, pois muitos autores de stocks odeiam que façam tratamentos em suas imagens, muitos o consideram como RIP. Então, leia antes as regras do autor da stock, veja o que é permitido e então faça o que deseja.

  • Créditos aos autores: É importante que dê os créditos ao autor e poste o link diretamente a stock, e não ao perfil, galeria ou página do autor.



:: Informações sobre uso de stocks/renders (DEVIANTART)

  • Eu recomendo que utilizem stocks do DeviantArt, pois é o mais fácil de lidar e não cometer RIP ou erros sem querer.

  • Créditos aos autores: Uma coisa que vejo muitos fazerem e é errado. Você deve colocar o link diretamente a stock, e não um simples link ao autor ou a página do autor. Outra coisa muito importante.
    Muitos autores exigem que você dê o link do trabalho que você fez com a imagem, então, não deixe de o fazer. Faça o que é pedido, não custa nada e como a imagem foi originalmente feita ou tirada por ele, é obrigatório que siga tal regra. Caso tenha um excesso muito grande de limitações, procure por outra, existem muitos autores que dão gigante liberdade com suas stocks.

  • Créditos Google: Somente para reforçar, pois acho que já foi bem explicado acima. Não é correto que dê créditos ao Google Images. O Google não tem nenhum direito autoral encima das imagens que possuem em seu mecanismo de pesquisa (muito cuidado com isso, muitas imagens que aparecem no google são do deviant). Isso serve não só para o Google, mas também para todos os outros sites de pesquisa de imagens.

  • Créditos outros sites de stock: Claro que é permitido utilizar outros sites de stock, porém, sempre coloque o link diretamente a imagem, e não a página de pesquisa do site, ou a página inicial.

  • Pesquisa no deviant: Ao pesquisar por imagens para trabalho, marque "Resources..." no filtro, para que não pegue uma imagem não autorizada a uso por engano. E jamais coloque nos créditos um link para a página de pesquisa do Deviant.


Espero que tenham entendido, isso é apenas para ajudar a vocês.
Qualquer dúvida, criem um tópico no Feedback.

http://be.net/ideasfromsteeph http://cargocollective.com/ideasfromsteeph

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum